sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Programação em Lazarus / FreePascal...

Targos: um editor rtf avançado totalmente escrito em Lazarus / FreePascal...



#targosrtf

Ele foi e está sendo escrito 100% em Freepascal 3.0.0.0, utilizando a IDE Lazarus 64 bits 1.6 e pra isso não foi utilizado o componente: lazRichEdit e nem o componente RichMemo no seu desenvolvimento.

Sistema operacional utilizado: Linux Kubuntu 64 bits 16.04 KDE Plasma 5

Autor / Programador: Marcos Gomes Missel
Trabalho na área de TI (Tecnologia da Informação) há aproximadamente 15 anos como:
Técnico em informática, Técnico eletrônica digital e programador nas seguintes linguagens:
Delphi, Lazarus, QT, Gambas, FreePascal, Pascal, Visual Basic, C, C++, Java.

MG Missel Informática e Eletrônica de Computadores
A MG Missel Informática atua na manutenção e eletrônica de computadores, notebooks, netbooks, tables, celulares, impressoras, monitores desde 2001.

Porque escrever um processador de texto rtf em Lazarus / FreePascal para concorrer com tantos outros que já existem por ai?

De fato, o Targos seria só mais um procesador de texto rtf, se ele não tivesse sido escrito em Lazarus / FreePascal. Porque quem é programador ou pelo menos, hobista da programação e usa o Lazarus vai entender muito bem o que o Targos representa: um processador de texto totalmente escrito em Lazarus, com suporte a imagens, tabelas, formatação avançada de textos e também com a possibilidade real de ser multiplataforma.

O desafio: durante algum tempo, participando de alguns foruns de programação eu escutei muito a seguinte observação: o Lazarus não possue um componente RichEdit como no Delphi, o Lazarus não possue um componente MediaPlayer como no Delphi, o Lazarus não possue um componente WebBrowser como no Delphi. Não me conformei com isso, não aceitei e ai surgiu o Targos o Mics (media player avançado escrito em Lazarus e já está 90% implementado e um Browser avançado que será o próximo projeto).


Porque Lazarus / FreePascal foi escolhido para escrever o Targos?

Quando comecei a programar (ainda no curso técnico em informática), o Delphi / Pascal foi a primeira linguagem de programação que aprendi. Gostei muito de programar em Delphi e acho o Pascal uma linguagem muito bem estruturada e também muito avançada, tanto quanto C, C++ e outras que tem por ai. Pascal é uma linguagem tão avançada que alguns programadores desconhecem totalmente os recursos que ela pode oferecer. 

O Pascal é constantemente tachado de ser uma linguagem que serve somente para aprendizado e nada mais do isso. Os próprios programadores disseminaram esta falsa informação, oferecendo esta como tal. O FreePascal então nem se fala. Por ser opensource já rodou no teste. Se é de graça boa coisa não é! Mas não é assim. O Lazarus também sofre constantemente este tipo de ataque. Nós programadores e usuários do Lazarus devemos entender o seguinte:

1) Quanto mais a IDE Lazarus foi valorizada, mais valorizado será os projetos escritos nela.

2) O Lazarus ainda não é o que queremos, mas sim o que a comunidade pode nos oferecer.

3) Totalmente opensource. Livre de qualquer imposição.

4) Totalmente multiplataforma.

5) Suporte avançado para banco de dados.


Obs. Não nada mais confiável e gratificante do que ter o privilégio de escrever e usar seus próprios aplicativos.


Agradedeço à todos

Marcos Gomes Missel

MG Missel Informática e Eletrônica de Computadores

2 comentários:

  1. Parabéns Marcos, é uma idéia muito boa. Achei a tua didática excelente, sensacional. Tu consegue de forma simples explicar um conteúdo tão complicado quanto informática e qualquer pessoa consegue entender claramente. Pra ti ter uma idéia não entendo bulufas nenhuma de programação, mas ao assitir os teus videos, pela primeira vez na minha vida consegui entender. Me escrevi no teu canal, dei joinha e compartilhei no meu face com muita satisfação. Aguardo anciosamente os próximos videos. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela tua participação Mauro. Recebi a tua inscrição e agradeço muito o apoio.

    ResponderExcluir